x

sábado, 21 de maio de 2011

Os 7 pratos típicos dos Brasileiros

1° Lugar - Feijoada

A explicação popular mais difundida sobre a origem da Feijoada é a de que os senhores –das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar– forneciam aos escravos os “restos” dos porcos, quando estes eram carneados. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita.
2° Lugar - Virado a Paulista

É um prato típico da comida caipira do estado brasileiro de São Paulo, preparado com feijão cozido e refogado com gordura, sal, cebola, alho, acrescentando-se depois farinha de mandioca até embeber todo o caldo. É acompanhado de lingüiça, ovos fritos, couve, torresmo e costela de porco.

3° Lugar - Churrasco

Não existe referência exata sobre a origem do churrasco, mas presume-se que a partir do domínio do fogo, na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça, ao perceber que o processo a deixava mais macia.

4° Lugar - Camarão na Moranga

Apesar de não ser tradicional virou um prato típico brasileiro. Como toda receita típica se propaga boca à boca essa também tem variações, de região pra região, de cozinheira pra cozinheira.

5° Lugar - Cuscuz a Paulista

Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, mas também pode ser à base de farinha ou polvilho, de milho ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no nordeste.

6° Lugar - Carne de Sol

É um método de conservar alimentos de origem animal, salgando e secando ao sol peças de carne, em geral bovina e por extensão, o nome do alimento preparado deste modo.

7° Lugar - Galinha ao molho pardo

Tem sua origem na culinária portuguesa e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores no século 16.Também é conhecida no Nordeste como Galinha de Cabidela e é feita a partir de uma galinha carneada na hora, de onde se aproveita o sangue misturado a um pouco de vinagre para que não coagule. Daí a base do molho pardo

(fonte: jovempan)

1 comentários:

Postar um comentário