x

quinta-feira, 28 de abril de 2011

As 7 coisas que você pode não saber sobre os gatos



1° Lugar - Eles possuem memória de 10 minutos

A fim de testar a memória dos felinos, foi realizada uma série de experiências. Numa delas, logo que os gatos levantavam a pata posterior a fim de ultrapassar um objecto estrategicamente colocado e antes que tivesse tempo de levantar a correspondente pata traseira para seguir caminho, o animal era distraído com comida e brincadeira.
Após a distração, o gato, ainda assim, recordava o movimento que havia feito para evitar o obstáculo e prosseguia caminho sem percalços, mesmo quando o obstáculo já havia sido retirado. Foi espaçando o tempo de paragem que se conseguiu, depois, medir a duração da sua memória: 10 minutos.
Porém, falamos de uma memória física já que quando distraídos após terem visto o obstáculo, mas antes de terem de o evitar, os gatos esqueciam-se do que tinham pela frente. Memória visual, má; memória física, boa.


2° Lugar - Os gatos são muito espertos

Os cães podem ter uma vida social mais ativa, mas não ganham dos gatos na esperteza. Em 2010, pesquisadores da Wildlife Conservation Society gravaram um gato selvagem que imita o chamado de sua presa - um pequeno macaco. O gato mora na Amazônia e chama-se gato-maracajá, ele foi visto fazendo barulhos de macaco perto de um grupo de micos. Quando os micos se aproximaram o gato tentou uma emboscada.
Neste caso, um mico percebeu a artimanha e salvou os outros macacos com um grito de alerta. Mas a observação sugere que os gatos selvagens podem ser mais astuto do que o esperado.

3° Lugar - Eles podem ser tão úteis quanto os cães

Um estudo de 2010 publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional das Ciências concluiu que as espécies sociais como os cães têm experimentado um crescimento maior do cérebro ao longo dos últimos 60 milhões de anos.
Um teste em 2009 concluiu que os cães são mais inteligentes do que os gatos, a conclusão só chegou porque os cães são considerados mais úteis. Os cães podem farejar drogas, ajudar no resgate de alpinistas perdidos e até mesmo diagnosticar câncer, enquanto os gatos apenas dormem.

4° Lugar - Gatos precisam de regime

Nós humanos não somos a única espécie com cinturas avantajadas: os animais de estimação estão ficando mais gordos também. Cerca de 54% dos cães e gatos estão com sobrepeso ou obesos, de acordo com a Associação para a Prevenção de Obesidade Pet (APOP). Isso chega a cerca de 50 milhões de gatos robustos.
O problema é que a maioria dos gatos fazem pouca atividade aeróbica, de acordo com o APOP, eles precisam muito pouco em termos de calorias. Um gato de cerca de 4,5 quilos necessita de apenas 180 a 200 calorias de alimentos por dia. Um copo de alimento felino da marca Friskies tem 381 calorias.


5° Lugar - Gatos possuem espinhas

É na hora do acasalamento que a sinfonia felina chega ao seu ápice. Isso porque os gatos possuem pequenas estruturas semelhantes a "espinhos" presentes no pênis dos machos. De acordo com especialistas, esses espinhos têm a função de estimular a ovulação da gata no momento certo, aumentando as chances de fecundação.
Gatos machos esterilizados cedo, não desenvolvem espinhos no órgão. Isso porque os espinhos crescem em resposta aos hormônios. Além de estimular a fecundação, os espinhos causam uma grande euforia entre as fêmeas que aumentam o volume da sinfonia pois sentem mais dor.


6° Lugar - Eles são bons bebedores

No quesito bebida cada vez que um gato toca a ponta da língua na superfície ele recebe cerca de 0,1 mililitros de líquido. Ele bebe o equivalente a 5 colheres de chá (24 ml) em um minuto, isso equivale a quatro idas e vindas por segundo.

7° Lugar - Cães e gatos podem viver em paz

Cães e gatos podem viver juntos sem histeria. Um estudo da American Veterinary Medical Association, revelou que vive cerca de 81 mil gatos nos domicílios dos EUA e 72 mil cães. Boa parte das casas possuem gato e cachorro.

(fonte: patiogospel)

0 comentários:

Postar um comentário