x

domingo, 9 de dezembro de 2012

87° HALL DA FAMA - OSCAR NIEMEYER

 A pessoa mais falada na semana foi o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.


Motivo: O arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na quarta, 5/12, aos 104 anos, foi enterrado no dia 7/12 no cemitério São João Batista, no Rio. É o mesmo cemitério em que está a filha dele, a galerista e designer Anna Maria, morta em junho deste ano. O cortejo foi acompanhado pela Banda de Ipanema - Niemeyer era padrinho do bloco carnavalesco.

Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. Elogiado e criticado por ser um "escultor de monumentos", Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele alegou que sua arquitetura foi fortemente influenciado por Le Corbusier , mas, em entrevista, assegurou que isso "não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma direção diferente". Niemeyer se destacou por seu uso de formas abstratas e as curvas que caracterizam a maioria de suas obras, e escreveu em suas memórias:
Cquote1.svgNão é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.[3]

0 comentários:

Postar um comentário