x

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Os 7 "Sirs" mais famosos da música

01. Sir Paul McCartney (1942-)


James Paul McCartney foi agraciado como Membro do Império Britânico em 1966, juntamente com John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. Ele recebeu o título de "Sir" em 1997 e não aparece em primeiro lugar desta lista simplesmente porque é o artista que mais obteve sucesso na História da Música, muito menos porque fez parte dos Beatles - a maior banda de todos os tempos. Paul não aparece aqui porque ele foi durante muito tempo (até o mês de maio, para sermos mais exatos, com a abertura do capital do Facebook)) o músico mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em mais de um bilhão de dólares. Não vamos colocar Paul McCartney no topo deste top 10 apenas pelo fato de que ele escreveu e interpretou a música mais regravada da História - Yesterday - e muito menos, não vamos inseri-lo nesta posição porque ele, juntamente com os outros três rapazes de Liverpool, vendeu mais de um bilhão de cópias de discos (isso sem contabilizar as vendas dos álbuns que lançou com os Wings e os de sua carreira solo). Macca, como é chamado pelos fãs, não encabeça essa lista porque é o canhoto mais famoso do rock e menos ainda pelo fato de ter conseguido alcançar o topo das paradas de sucesso britânicas por quase 30 vezes. Paul McCartney aparece aqui, em primeiro lugar, porque é o "Sir" mais lembrado da música, dentre tantos outros "Sirs" que existem por aí. 

02. Sir Elton John (1947-)


Reginald Kenneth Dwight é o nome verdadeiro de Elton Hercules John ou simplesmente Elton John, o cantor favorito da princesa (lady) Diana, condecorado com o título de "Sir" em 1996. Elton John é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores e mais influentes músicos de todos os tempos. Aprendeu a tocar piano aos 3 anos e aos 11 já frequentava a tradicional Royal Academy of Music. Iniciou sua carreira nos anos 60, mas foi na década de 70 que ele atingiu o auge, quando lançou os clássicos "Goodbye Yellow Brick Road" (1973) e "Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy" (1975). Ao lado de seu parceiro musical, o letrista inglês Bernie Taupin, Elton emplacou inúmeros hits, tendo o single "Candle in the Wind" sido um dos maiores (se não o maior) sucesso da carreira do cantor. Elton John é conhecido pelo grande número de duetos e parcerias musicais que faz. Além disso, um dos fatos mais notórios da vida e carreira do músico foi a aquisição do time de futebol Watford F.C. nos anos 70. Mas Elton John é, acima de tudo, um filantropo - é dele a maior fundação de combate à AIDS do mundo, a Elton John AIDS Foundation, fundada em 1992.


03. Sir Eric Clapton (1945-)


Tido como o maior guitarrista vivo e frequentemente apontado como o 2º maior da História, de acordo com publicações como a Rolling Stone, Eric Clapton foi condecorado como Comandante do Império Britânico em 2004 e recebeu, assim, o título de "Sir". A vida de Clapton não foi fácil: ele foi criado pelos avós e cresceu achando que sua mãe (que o teve aos 16 anos) fosse sua irmã mais velha. Anos mais tarde, já músico, apaixonou-se pela mulher de seu melhor amigo (Pattie Boyd, esposa de George Harrison), envolveu-se com álcool e drogas pesadas e viciou-se em heroína. Em 1990, o músico Steve Ray Vaughan, com quem excursionava, morreu em um acidente de helicóptero; no ano seguinte, seu filho menor, de apenas 4 anos, morreu após cair da janela de seu apartamento. Eric Clapton soube transformar esses e outros momentos difíceis de sua vida em música e, no começo da década de 1990, o guitarrista ressurgiu, ao gravar o memorável Acústico MTV. Ainda não podemos deixar de mencionar que o reggae deve muito a Clapton: se não fosse sua atitude em gravar "I Shot The Sheriff", de Bob Marley, o mundo jamais teria conhecido este grande artista.

04. Sir Mick Jagger (1943-)

Outro monstro do rock que virou "Sir" foi Michael Philip Jagger ou simplesmente Mick Jagger, vocalista de uma das bandas mais longevas do cenário musical que dispensa apresentações: os Rolling Stones. O fato de Mick ter aceitado a honraria dividiu bastante a opinião pública: muitas pessoas ficaram decepcionadas com o fato, já que ele sempre foi um ícone da contracultura e isso teria sido, de certo modo, um tanto contraditório de sua parte. Seu parceiro musical, Keith Richards, também se irritou com a atitude de Jagger (Richards também foi agraciado com a Ordem e, diferentemente do parceiro, ele recusou). Até a imprensa, na época, dezembro de 2003, se voltou contra a indicação do vocalista, pois ele, ao contrário de outros astros do rock que também receberam o título de "Sir", não faz algum trabalho humanitário e nem advoga em nome de alguma causa nobre.

05. Sir David Gilmour (1946-)

O célebre guitarrista do grupo de rock psicodélico Pink Floyd recebeu a sua Ordem do Império Britânico em 2003 tanto por sua contribuição à música quanto pela sua atuação em causas humanitárias. Diferentemente da maioria dos músicos de sua geração, Gilmour não gostava dos Beatles, mas respeitava os integrantes como músicos, tendo se afiliado, principalmente, a Paul McCartney, e contribuído em algumas faixas que lançou em carreira solo. Gilmour se tornou o principal expoente do Pink Floyd desde que Roger Waters deixou o grupo em 1987. É considerado por diversas publicações como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, sempre aparecendo entre as vinte primeiras colocações.


06. Sir Brian May (1947-)

Um dos maiores guitarristas da música e, talvez, o maior responsável pelas composições e sucessos do grupo de rock Queen, Brian May é uma figura notória: além de ser um exímio músico, ele também é conhecido por ser físico, defendendo sua tese de doutorado em Astronomia em 2007, que havia sido interrompida 30 anos antes. Brian Harold May abriu as comemorações do Jubileu de Ouro da Rainha Elizabeth II em 2002, ao tocar o hino "God Save The Queen" no telhado do Palácio de Buckingham, tendo sido visto por mais de 200 milhões de telespectadores em todo o mundo. Foi condecorado pela Rainha Comandante da Ordem do Império Britânico em 2005 pelas suas contribuições à indústria da música e pelos serviços prestados em prol da caridade.


07. Sir Georg Solti (1912-1997)

Muito provavelmente você nunca tenha ouvido falar neste que foi um dos maiores nomes da música clássica do século XX: Georg Solti. Ele foi um dos maiores vencedores da história do Grammy, recebendo, ao todo, 32 prêmios, sendo um deles pelo conjunto da obra. O maestro de orquestra e ópera Solti nasceu na Hungria, mas se refugiou na Suíça devido à perseguição aos judeus promovida pelos nazistas em seu país. Em vida, conduziu as Sinfônicas de Munique, de Chicago e de Los Angeles, além de se dividir, na maior parte do tempo, entre a Inglaterra e os Estados Unidos. Conduziu a Sinfônica de Chicago por 999 vezes, não tendo sobrevivido, entretanto, para conduzi-la pela 1000ª vez, que deveria ocorrer um mês após à data em que faleceu. Recebeu a Ordem do Império Britânico em 1971, sendo, a partir daí, chamado de "Sir" Georg Solti.

(fonte: os10maiores)

0 comentários:

Postar um comentário