1. SHOW DO MILHÃO
VALOR ROUBADO - 112,9 milhões de dólares
LOCAL ROUBADO - Depósito Knightsbridge, em Londres (Inglaterra)
QUANDO - 12 de julho de 1987
O maior roubo da história foi executado por dois homens que entraram num depósito de dinheiro com a desculpa de alugar um cofre. Só que ninguém reparou que eles estavam armados com pistolas. Aí, ficou fácil para os caras dominarem o gerente e os seguranças e levar 112,9 milhões de dólares pra casa. Para não haver incômodos durante o assalto, eles penduraram placas dizendo que o depósito estava fechado temporariamente.
CURIOSIDADE - Pela impressão digital, a polícia grampeou o cabeça do crime: o italiano Valerio Viccei. Depois de quatro anos preso, Viccei foi transferido para a Itália, onde cumpriu prisão em regime semi-aberto até sua morte, em 2000.
2. EU SOU BRASILEEEIRO...
VALOR ROUBADO - 76,8 milhões de dólares
LOCAL ROUBADO - Banco Central de Fortaleza, em Fortaleza (Brasil)
QUANDO - 6 de agosto de 2005
No melhor estilo "sou brasileiro e não desisto nunca", nosso país faturou o vice-campeonato da bandidagem. Alugando uma casa próxima à sede do Banco Central de Fortaleza, um número não identificado de malacos construiu um túnel subterrâneo de cerca de 80 metros de comprimento até a caixa-forte do banco. O mais impressionante foi a infra-estrutura montada dentro do túnel. Para que ninguém roubasse sem conforto, foram instalados sistemas de luz elétrica e ventilação!
CURIOSIDADE - Até agora, foram recuperados 8,4 milhões de dólares. Em setembro, a Polícia Federal iniciou a Operação Toupeira, que já prendeu mais de 40 pessoas suspeitas de envolvimento no roubo.
3. DOMINGÃO DO LADRÃO
VALOR ROUBADO - 49,8 milhões de dólares
LOCAL ROUBADO - Northern Bank, em Belfast (Irlanda do Norte)
QUANDO - 20 de dezembro de 2004
Numa noite de domingo, três homens fizeram uma visita indesejada à casa de um funcionário do banco. Depois, descobriram onde morava o chefe do funcionário e também fizeram uma visitinha a ele. Durante as visitas, os bandidos fizeram as famílias reféns e orientaram os funcionários a ajudá-los no roubo no dia seguinte, quando foram saqueados quase 50 milhões de dólares...
CURIOSIDADE - Até hoje, a polícia não tem pistas concretas dos bandidos. Do total da grana, apenas 100 mil dólares foram achados no banheiro de um clube da polícia.
4. TERROR EM FAMÍLIA
VALOR ROUBADO - 47,1 milhões de dólares
LOCAL ROUBADO - Bank of England, em Kent (Inglaterra)
QUANDO - 22 de fevereiro de 2006
Para roubar um banco britânico, uma quadrilha disfarçada de polícia seqüestrou o chefe da segurança de um banco. Outra parte dos bandidos seqüestrou o resto da família dele para forçá-lo a colaborar no assalto. Na sede do banco, os bandidos renderam 15 funcionários, obrigaram o chefe da segurança a abrir o depósito de grana e fizeram a rapa.
CURIOSIDADE - A polícia ofereceu 3,75 milhões de dólares por informações sobre o assalto. Até agora, ninguém levou a bolada.
5. SUMIÇO SUÍÇO
VALOR ROUBADO - 42,9 milhões de dólares
LOCAL ROUBADO - Agência de Correio, em Zurique (Suíça)
QUANDO - 1º de setembro de 1997
Usando uma van parecida com a dos correios, cinco homens armados invadiram a agência postal de Zurique, dominaram os funcionários e fugiram com vários malotes de dinheiro. Detalhe: os caras deixaram 11 milhões para trás porque a grana não coube na van...
CURIOSIDADE - Em 1999, a polícia suíça pôs na cadeia sete homens acusados de participação no assalto.
6. CONTOS DE NATAL
VALOR ROUBADO - 30,3 milhões de dólares
LOCAL ROUBADO - Banque de France, em Toulon (França)
QUANDO - 16 de dezembro de 1992
Aproveitando o clima de Natal, uma quadrilha fortemente armada invadiu a sede do Banco da França, em Toulon. O bando ameaçou explodir tudo, com explosivos que eles colocaram no corpo de um pobre agente de segurança do banco, caso alguém resolvesse atrapalhar a ação (pois é, a agência estava cheia de clientes durante o assalto).
CURIOSIDADE - O roubo, que durou cerca de 20 minutos, ficou conhecido na França como "O Caso do Século".
7. GRANA À ITALIANA
VALOR ROUBADO - 15 milhões de dólares
LOCAL ROUBADO - Banco Andalucía, em Marbella (Espanha)
QUANDO - 24 de dezembro de 1982
Na tranqüila cidade de Marbella, na Costa do Sol da Espanha, os policiais estavam tão acostumados com a presença de turistas estrangeiros que nem desconfiaram de três italianos (dois bambinos e uma bambina) que chegaram por lá, alugaram um apartamento vizinho à agência bancária, quebraram uma parede e pimba: surrupiaram 15 milhões de dólares de cerca de 200 cofres bancários.
CURIOSIDADE - Dos dez maiores roubos da história, esse foi o mais tranqüilo para a polícia. Os três gatunos foram presos logo após o roubo.
0 comentários:
Postar um comentário