x

sábado, 21 de abril de 2012

As 7 fábricas automotivas mais produtivas do mundo

Entrou em vigor a nova regra do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros importados ou que não tenham um índice mínimo de nacionalização em 65 % das peças utilizadas na montagem. As empresas já sediadas no Brasil não terão muitos problemas na hora de uma possível organização da nacionalização de um modelo. Muitas anunciaram nos últimos dias planos em instalar no País uma fábrica de fabricação ou montagem e o governo garante ajuda e até o relaxamento da nova cobrança para essas empresas. O iCarros fez um levantamento das fábricas com maior capacidade de produção no Brasil. Confira e veja qual montadora está mais preparada para acatar as novas regras de cobrança do IPI.
1 Fiat – Betim/MG




Inaugurada em 1976, a fábrica tem capacidade de produção de até 800 mil unidades por ano. O primeiro modelo a ser fabricado foi o clássico compacto Fiat 147. Um fato interessante é que a fábrica é a maior sede da Fiat fora de seu país de origem, a Itália. O espaço abriga uma área total de mais de 2 milhões de metros quadrados sendo que 613.800 são de área construída.

2Volkswagen – São Bernardo do Campo/SP





Anterior
A marca alemã iniciou as atividades da primeira fábrica de produção instalada fora da Alemanha em 1959, com a Kombi. Hoje, Gol, Fox para exportação, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi são produzidos em São Bernardo. Segundo a Volkswagen, aproximadamente 16 mil pessoas trabalham na fábrica localizada na Rodovia Anchieta, importante via de acesso da capital paulista para o litoral. A capacidade de produção diária é de 1.300 unidades por dia, subtraindo domingos e feriados e multiplicando o número pelo total de dias restantes obtemos 390 mil unidades por ano. A instalação tem uma área total de quase 2 milhões de metros quadrados onde 1.091.407 m² são de área construída. A marca conta também com outras duas fábricas em território nacional, uma em São José dos Pinhais/PR e outra em Taubaté, interior de São Paulo.
3Ford – Camaçari/BA





O centro de produção da empresa foi aberto em 2001 e atualmente monta o Fiesta Hatch e Sedan, além do EcoSport. A Ford inovou quando inaugurou a fábrica e aplicou pela primeira vez em uma sede da Ford o sistema de produção chamado modular sequencial, um esquema que abriga montadora e fornecedores no mesmo espaço, melhorando todo o processo de fabricação. A unidade tem capacidade de produção de até 250 mil carros por ano e área total de 4,7 milhões de m², o maior complexo de fabricação de automóveis do Brasil, sendo que desse total 1,6 milhão de m² é de área construída.

4GM – São Caetano do Sul/SP





Em agosto de 1929 a General Motors inaugura sua fábrica na região do ABC paulista, mais precisamente na cidade de São Caetano. Atualmente a fábrica tem capacidade para produzir 220 mil unidades por ano e de lá saem Montana, Classic, e os recém-chegados ao mercado brasileiro Cruze e Cobalt. Hoje trabalham na maior sede da montadora americana na America do Sul cerca de 12 mil pessoas.

5Renault – São José dos Pinhais/PRA
A Renault iniciou suas atividades no Brasil, como montadora, em 1996. No mesmo complexo industrial onde está localizada a fábrica, atualmente também estão instaladas a fábrica de motores (iniciou as atividades em 1999) e a de utilitários (entrou em operação em 2000). O centro de produção da empresa ganhou o nome de Complexo Ayrton Senna e tem uma área total de 2,5 milhões de m². Atualmente as fábricas têm capacidade de produção de 200 mil veículos, 50 mil utilitários e 400 mil motores por ano. De lá saem para todo o Brasil os modelos: Mégane Grand Tour, Logan, Sandero e Sandero Stepway. Cerca de cinco mil pessoas trabalham no complexo.

6Ford –São Bernardo do Campo/SP





A empresa abriu as portas da fábrica em 1967 e vários clássicos do mercado brasileiro já saíram de lá, como Maverick e Del Rey e até o Jeep Willys e o Rural. A fábrica tem capacidade de produção de até 160 mil unidades por ano. De lá sai boa parte da linha de caminhões da Ford, com 40 mil unidades por ano. O local ocupa uma área total de 1.070.000 m² sendo que 415.000 m² são de área construída.

7Citroën – Porto Real/RJ





A fábrica da montadora francesa foi inaugurada no ano 2000. O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi o Xsara Picasso e alguns anos depois o C3 começou a ser produzido em território nacional. Além desses, o C4 Pallas também é fabricado aqui juntamente coma fábrica da empresa na Argentina. A sede da Citroën no Brasil tem capacidade para produzir 100 mil carros por ano, gerando atualmente cerca de três mil empregos diretos.

(fonte: icarro.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário